sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O Evento

Desde 2002, realiza-se o Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) na Faculdade de Educação da USP. Na edição de 2014, o tema que orienta a organização do evento e as discussões a nele se concretizarem se condensa no enunciado "O ensino/aprendizagem de língua materna e a diversidade linguística: onde está a diferença?". Pretende-se que se discutam, ao longo dos três dias em que se desenvolverá o 13º SMELP, questões atuais e cotidianas à formação de professores de língua portuguesa, e à atuação em sala de aula da escola básica e do ensino superior. Nesse sentido, evidenciam-se a complexidade linguística e a heterogeneidade cultural, constitutivas da sociedade brasileira, e os desafios que apresentam aos processos educacionais no país, principalmente à educação linguística.
A se iniciar com palestra sobre o tema “A heterogeneidade linguística e o ensino de língua portuguesa”, a ser proferida pelo Professor Sírio Possenti (IEL/UNICAMP), as mesas-redondas que a seguem se compõem por professores de Universidades brasileiras e estrangeiras, por professores do ensino básico, e por alunos de Pós-Graduação. Nelas, os debates têm o objetivo de contribuir para o ensino de língua portuguesa, para as pesquisas no campo, e para as relações da Universidade com a escola básica; são os temas a serem desenvolvidos: “O ensino de língua portuguesa na escola (pública): as proposições para o ensino de língua portuguesa e a diversidade linguística”; “O ensino de língua portuguesa na escola (pública): o estágio supervisionado e a experiência no contexto escolar”; “Oralidade, leitura e escrita: a formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”; “As políticas linguísticas, a pesquisa e a formação de professores”;Relações, tensões e distensões entre teoria literária e linguística no ensino de literatura”; As transformações culturais e o ensino/aprendizagem de língua (materna)”.


Os seguintes temas já foram abordados:

  • 2002: I SMELP - Sem temática definida.
  • 2003: II SMELP - Sem temática definida.
  • 2004: III SMELP - Literatura e Escola: formação de professores.
  • 2005: IV SMELP - Oralidade, Leitura e Escrita: confrontos e perspectivas.
  • 2006: V SMELP - O que significa ensinar uma língua materna para as crianças e jovens de hoje?
  • 2007: VI SMELP – O currículo de Língua Portuguesa: entre práticas escolares e orientações oficiais
  • 2008: VII SMELP - A diversidade Linguística na escola.
  • 2009: VIII SMELP - Formação inicial do professor e repercussão na sala de aula. 
  • 2010: IX SMELP - Linguagens e culturas no ensino de língua e na formação do professor.
  • 2011: X SMELP - A pesquisa e o ensino no campo da linguagem nesta primeira década do milênio.
  • 2012: XI SMELP - A aula de Língua Portuguesa: que cara lhe dá o estagiário, o professor e o pesquisador?
  • 2013: XII SMELP - Biblioteca Escolar e Sala de leitura: usuários, acervos e ambientes de interação midiática



São objetivos principais do evento: 


- discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa;


- identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino de Língua Portuguesa;


- identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre universidades brasileiras e universidades estrangeiras;


- promover a socialização de trabalhos dos alunos, resultantes de seu processo de formação docente;


- promover o intercâmbio entre professores em formação inicial, professores do ensino fundamental, médio e superior, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros;


- propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;


- dar visibilidade às novas abordagens e discutir perspectivas oriundas da pesquisa universitária, dos estágios dos cursos de Licenciatura em Letras e em Pedagogia, e dos projetos institucionais de formação de professores, como o PIBID.


Os Seminários têm conseguido cumprir esses objetivos por meio das jornadas que incluem palestras, mesas-redondas, sessões coordenadas, comunicações, oficinas e minicursos, associados à realização de reuniões de trabalho com os pesquisadores convidados.

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